terça-feira, 23 de agosto de 2011

Biblioteca Clodomir Silva promove ginástica laboral







A Biblioteca Municipal Clodomir Silva, uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), tem promovido momentos de atividade física e relaxamento muscular nas manhãs e tardes das terças e quintas-feiras. O projeto, que leva a ginástica laboral ao espaço da instituição, tem como objetivo melhorar as condições de trabalho e qualidade de vida tanto dos funcionários quanto dos usuários que freqüentam a unidade.

Entre os benefícios desse tipo de ginástica, estão a melhora da postura, da circulação do sangue, da mobilidade e flexibilidade dos músculos e articulações. Os exercícios desenvolvidos utilizam, em geral, técnicas de alongamento, distribuídas pelas várias partes do corpo; dos membros, passando pelo tronco, à cabeça. Esse tipo de atividade auxilia, inclusive, na prevenção de Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT).

Segundo Cleber Pina, o educador físico responsável pela orientação da ginástica no turno da manhã, a ginástica laboral melhora as condições de trabalho até mesmo em função de questões psicológicas. "Os benefícios vão além das melhorias físicas. A mudança da rotina, o contato pessoal e a integração social contribuem também para a melhoria dos relacionamentos e da capacidade de concentração, que é importante tanto para os funcionários quanto para os usuários da biblioteca", afirma.

Qualidade de vida

O momento de ginástica dura em média de dez a 15 minutos. "Além dos exercícios de alongamento, eu reservo também um momento para educar os participantes quanto a importância de manter uma postura correta. Nós demonstramos de maneira bastante prática como as pessoas devem se sentar, por exemplo, e assim evitar futuras lesões na coluna e em outras partes do corpo", explica Cleber.

A agente administrativa Ivanilde Santos, funcionária da Clodomir Silva há seis anos, conta que desde que a ação foi iniciada ela tem sentido uma série de mudanças, as quais vem contribuindo positivamente para o seu rendimento. "Agora, mesmo antes de completar um mês da atividade, já ma sinto bem melhor. Depois que iniciei os exercícios aqui, na biblioteca, eu estou bem mais relaxada e até mais disposta para trabalhar no restante do dia. Eu realmente estava enferrujada", brinca Ivanilde.

O mecânico e estudante universitário Linivaldo Rocha, usuário assíduo da Biblioteca Municipal, também considerou a iniciativa bastante positiva. "Além de trabalhar e estudar engenharia química, eu também estou me preparando para um novo vestibular. Por isso, venho quase diariamente à biblioteca, que é um espaço onde eu posso me concentrar melhor. Parar os estudos para realizar os exercícios é muito bom, ajuda a relaxar o corpo e a mente da rotina pesada. São dez ou quinze minutos que melhoram bastante o nosso aproveitamento no decorrer do dia", relata Linivaldo.

Fonte:http://www.aracaju.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=47099#



Nenhum comentário:

Postar um comentário