quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Projeto: "Arte, linguagem e Educação


O projeto "Arte, Linguagem e Educação" idealizado pela professora Drª Verônica Reis foi um sucesso e a Biblioteca Clodomir Silva participa deste importante iniciativa.Confira matéria do site da prefeitura de Aracaju:

Foto Ascom

Biblioteca Clodomir Silva incentiva a leitura

A literatura também é um objeto de estudo acad êmico. Na última quarta-feira, 21, estudantes de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estiveram na Biblioteca Municipal Clodomir Silva, uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), para uma oficina de contação de histórias. Intitulado 'Arte, Linguagem e Educação', o projeto tem a função de justamente formar novos contadores de histórias e auxiliar os futuros pedagogos.

Ministrado por Tarcísio Bruno, diretor da Biblioteca, e por Ivany Braz, coordenadora do setor infanto-juvenil e contadora de histórias da Clodomir Silva, a oficina foi muito produtiva e soube envolver os quase 40 estudantes presentes. Ivany falou um pouco de sua experiência como contadora, estimulando os estudantes. "Todos sabem e podem

contar histórias. A diferença está no modo como cada um se manifesta. O livro tem sua história, mas nenhum menciona exatamente a forma como um personagem deve agir ou falar. O interessante é inventar e criar novas formas de contar a mesma história", disse a contadora.

Além de fazer um pequeno apanhado histórico da Biblioteca, Tarcísio ainda falou da missão dos pedagogos de aproximar cada vez mais a criança do livro. Os oficineiros também mostraram um pouco das ferramentas que auxiliam o contador de histórias. Entre fantoches, máscaras e desenhos de paisagens, tudo é permitido para fazer a criança viajar no universo do conto e, consequentemente, estimular os pequenos espectadores a ler cada vez mais. Encerrando a oficina, Tarcísio e Ivany fizeram uma demonstração do que é a ‘Hora do Conto' (projeto de contação de histórias da biblioteca), encenando dois textos.

A estudante de pedagogia Polyana Lacerda Santos gostou bastante da primeira etapa do projeto. "Eu já conhecia a Clodomir Silva, mas é a primeira vez

que tenho um contato maior com a

Biblioteca. Essa oficina é algo muito novo para mim, pois não tenho experiência em contar histórias da forma como os oficineiros fizeram hoje. Acredito que é uma ferramenta muito importante, pois ela transporta a criança para outro universo e a faz acordar para as possibilidades que a literatura pode lhe trazer", explicou a estudante.

Projeto


A iniciativa da oficina veio da professora Dra. Verônica dos Re

is Mariano Souza, do Departamento de Educação da UFS, que levou o projeto à biblioteca. Segundo a professora, a ideia da oficina surgiu quando se constatou que os

estudantes do curso tiveram pouco contato com a leitura na infância e, por essa mesma causa, muitos deles não se tornaram leitores assíduos. "Tendo em vista que a principal função da escola é tornar o aluno um leitor e escritor, nós promovemos oficinas de leitura sem cobranças. A partir daí, vamos para a oficina de contação de histórias, mas primeiro vem todo um trabalho de sensibilização com a leitura", explicou.

A professora ainda disse que essa foi a primeira etapa do projeto. Os futuros pedagogos vão à Biblioteca e conhecem a estrutura, o acervo e os projetos. Após a visita, os estudantes voltam à universidade, onde farão um trabalho teórico e elaborarão novos subprojetos - os quais envolvem mais estilos literários - em cima daqueles que a Clodomir Silva já trabalha. Na última etapa, os estudantes retornam à biblioteca e apresentam o resultado final, com a contação de histórias toda elaborada por eles.

O projeto ‘Arte, Linguagem e Educação' é uma parceria com o Departamento de Educação da UFS, que já existe há quatro anos. Para o diretor Tarcísio Bruno, a iniciativa é muito importante. "A Biblioteca costuma trabalhar com crianças. Agora, ao trazer o público acadêmico para dentro da instituição, saímos do senso comum. Através desta oficina, esses universitários poderão sair daqui novos contadores de histórias, ajudando a difundir cada vez mais esse prazer pela leitura", finalizou.

Confira mais fotos do evento, clicando sobre o link Fotos na parte superior do Blog


Disponivél em:http://www.aracaju.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=47543



Nenhum comentário:

Postar um comentário