quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Telma Costa lança livro na Clodomir Silva

Aconteceu na noite desta terça-feira, 25, na Biblioteca Municipal Clodomir Silva, uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), o lançamento do livro 'Super Pingo', da escritora sergipana Telma Costa. A ocasião contou com a participação de estudantes, pais, colaboradores e crianças do Lar Santa Zita, que assistiram a apresentações musicais, contação de histórias e também à premiação do desenho que ilustra a primeira página do livro.

Além de escritora, a estanciana Telma Costa é mãe, dona de casa e contadora de histórias profissional. Segundo ela, a ideia de criar o 'Super Pingo', um gatinho que sofre com a gozação feita pelos amigos devido ao seu nome, mas que depois vira um herói, veio da necessidade de falar às crianças sobre o bullying, através de uma linguagem compreensível à idade delas e de modo natural.

"Quando eu era criança, também sofria gozação por parte de meus amigos de colégio. Faziam piadas com meu tamanho, com meu peso, com meu apelido... Mas, naquela época, isso não tinha um nome. Atualmente, as crianças continuam passando por situações muito parecidas, hoje com o nome de bullying, e a maioria delas não sabe como enfrentar. 'Super Pingo' aparece para contar a elas que não é engraçado caçoar do seu amiguinho e que no fundo todos somos heróis", explica Telma Costa.

O diretor da Biblioteca Clodomir Silva, Tarcísio Bruno, revela que a contação de histórias, como a de 'Super Pingo', é um poderoso instrumento para tratar temas aparentemente difíceis de serem trabalhados em sala de aula, e aproveita para parabenizar a autora. "É uma satisfação receber o lançamento do livro da Telma. Ela é uma das parceiras mais fortes da instituição, nós temos uma relação de troca, de aprendizagem. No final, todos ganhamos com isso: ela, divulgando seu trabalho, a biblioteca, consolidando seu papel de incentivo à leitura e à produção, e a comunidade, que tem a oportunidade de firmar uma relação mais próxima com os autores", diz.

A Premiação

Com nove livros publicados, 'Super Pingo' é o segundo livro de Telma Costa lançado na Biblioteca Clodomir Silva e o primeiro a abrir espaço para que um desenho feito por crianças ilustrasse uma de suas páginas. O concurso, que aconteceu entre os dias 4 e 7 de outubro, possibilitou que qualquer criança e adolescente, de 10 a 16 anos, deixasse seus desenhos para a avaliação da escritora e concorresse também a um prêmio de R$ 50, dez exemplares do livro e um curso de desenho na Casa de Arte Eldorado.

Segundo Telma Costa, a decisão de escolher apenas um vencedor foi difícil. Entre os cerca de 50 desenhos inscritos, Telma conta que ficou em dúvida entre três deles, mas no fim optou pelo desenho da estudante Daniela Gomes da Silva, aluna do 7º ano do Colégio Estadual General Siqueira. "Quando ligaram para minha casa e contaram que eu tinha ganhado, eu não acreditei, achei que tinham desenhos bem mais bonitos que o meu. Hoje, eu vim aqui para receber o prêmio, mas ainda não sei o que vou fazer com ele. Quero ser advogada, mas quem sabe eu não vire uma desenhista também", conta Daniela.


Disponivél em: http://www.aracaju.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=47996

Um comentário:

  1. Queridos amigos Clodomir Silva,quero agradecer pelo maravilhoso evento Super Pingo.Estou super feliz por termos contribuido de maneira positiva para estimular o talento desse público especial.Foi lindo ver o sorriso da vencedora Daniela e do seu pai.

    Obrigada de coração e abraços pra todos.

    ResponderExcluir