segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Bibliotecas são ótimas opções de lazer para alunos


Nos meses de férias escolares, momento em que milhares de alunos ficam com o tempo ocioso por conta da ausência das aulas, as bibliotecas se tornam uma ótima opção de lazer. Estes espaços, além de estimular o gosto pela leitura, promovem diversas atividades para atrair a atenção de crianças e adolescentes e para promover a educação através do lúdico.

Na Biblioteca Pública Municipal Clodomir Silva, por exemplo, todo mês há uma programação diversificada para as crianças. "Durante o período letivo as escolas municipais sempre agendam visitas e trazem os alunos para participar das atividades, que vão desde oficinas de pintura artística a projetos de estímulo a leitura", informa Maria José Sá, coordenadora de Extensão e Ação Cultural da Biblioteca.

Segundo o diretor da biblioteca, Tarcísio Santos, a Clodomir Silva também tem a preocupação em desenvolver uma programação que atinja as crianças durante o período das férias. "Nossa intenção é incentivar a leitura, e para isso realizamos contação de histórias, desenvolvemos jogos educativos e fazemos de tudo para que as crianças se sintam à vontade na biblioteca. Além disso, durante este período nós promovemos o projeto 'Férias na Biblioteca', que visa demonstrar às crianças que a biblioteca é um espaço democrático e que está pronto para atendê-las a todo momento, sempre com profissionais capacitados, e que dão suporte aos meninos e meninas", destaca Tarcísio.

Para Davi Ferreira, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Carvalho Neto, ir a biblioteca é algo super divertido. "Costumo frequentar a Clodomir sempre que posso. Através das leituras feitas na biblioteca, adquiro novos conhecimentos, posso ‘viajar' por diversas culturas, e melhoro meu rendimento escolar", conta. Davi também diz que, apesar de estar de férias, a biblioteca continua sendo um ponto de visita obrigatório. "Não consigo deixar de vir para a biblioteca. Aqui é o local onde me distraio e me sinto bem", disse o estudante.

Biblioteca Ivone de Menezes

A Biblioteca Pública Municipal Ivone de Menezes, assim como a Clodomir, também oferece atividades para atrair os alunos durante as férias. Além dos projetos 'Encontro com o escritor' e 'A hora do conto', o espaço também disponibiliza oficinas de desenho livre e de construção de máscaras de carnaval.

"Nossa biblioteca dispõe de uma sessão infantil, com paredes coloridas, enfeitadas com personagens infantis, e repleta de livros adequados para a faixa etária das crianças. Estamos sempre prontos para acolher os pequenos em nosso espaço, e proporcionar que o gosto pela leitura seja cada vez mais despertado", conta Maria José Lima, diretora da Ivone de Menezes.

Saiba onde estão localizadas as bibliotecas municipais:

- Biblioteca Pública Municipal Clodomir Silva
Rua Santa Catarina, 314, Bairro Siqueira Campos
Telefones: 3179-3742/1380

- Biblioteca Pública Municipal Ivone de Menezes
Praça Major Edeltrudes Teles, s/n, Conjunto Augusto Franco
Telefone: 3179-6411

- Biblioteca Infantil Aglaé Fontes
Rua Leonardo Leite, s/n, bairro 13 de Julho
Telefone: 3179-1965

Disponivél em:http://www.aracaju.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=49435

Nenhum comentário:

Postar um comentário