sexta-feira, 24 de maio de 2013

AUDIOTECA


Clodomir Silva abre o mundo da leitura para deficientes visuais através de livros falados

21/05/2013
clique para ampliar 
                                               Audioteca funciona na Biblioteca Clodomir Silva 
                                                         (Fotos: Ascom/Funcaju)
clique para ampliar 
                                                 Obras literárias, documentários e clássicos 
                                                              infantis integram o acervo
clique para ampliar 
Coordenadora de eventos da biblioteca, Maria José, 
reforça a inclusão que é feita através da Audioteca
 
O avanço tecnológico possibilitou a comemoração de um ano de sucesso da criação do projeto Audioteca, na Biblioteca Pública Clodomir Silva, uma das unidades da Secretaria Especial de Cultura (Sec/Funcaju). O projeto, que visa a inclusão do deficiente visual ou com dificuldade de concentração ao mundo dos livros, possui edições infantis, documentários e as mais diversas obras clássicas dos autores brasileiros.
A educação inclusiva na biblioteca tem o papel de estimular a leitura e abordar as dificuldades da deficiência, seja ela física, visual, auditiva ou múltipla na sociedade. "Para solucionar a dificuldade dos usuários da biblioteca, o Livro Falado surge a partir do olhar diferenciado para um público específico, pois a procura é grande e com isso eles podem desenvolver suas atividades ouvindo boas histórias e pesquisando através dos CD's, na Audioteca." explica a coordenadora de eventos, Maria José.
O público com deficiência visual, baixa visão e terceira idade ou qualquer cidadão que tenha dificuldade em ler e interpretar tem o incentivo na Audioteca. "Devido ao uso de alguns medicamentos, ocasionou o aumento da pressão ocular, com isso sinto dificuldade na leitura e aqui encontrei um espaço voltado para pessoas que queiram ler, mesmo existindo alguns bloqueios. Diariamente estou na biblioteca e acho válidas ações como essa, pois estimula o aprendizado", comenta a universitária Leila da Silva.
Segundo a coordenadora de eventos da biblioteca. "O Livro Falado vem proporcionando as pessoas a possibilidade do acesso à informação e suas vertentes. A Biblioteca Clodomir Silva tem por objetivo a inclusão social e inserir a comunidade nesse universo. A mídia é uma grande aliada, pois desperta a curiosidade dos cidadãos em relação a vários temas do nosso cotidiano", complementa Maria José.
Para o cabeleireiro José Almiro, o livro falado faz parte de seu cotidiano. "Nosso desejo de aprender e aperfeiçoar nosso conhecido, mesmo com várias dificuldades. No meu caso não consigo ler as letras minúsculas dos livros. O livro falado estimula a vontade de aprender e já faz parte do meu dia a dia".
A globalização e a evolução tecnológica facilitam o ensino aprendizado cada vez mais procurado pelos deficientes visuais, independente de seu grau de dificuldade. O estimulo do conhecimento e da leitura vêm mudando a realidade brasileira. "Hoje, a procura pela Audioteca é bem maior do que no começo da implantação do projeto", finaliza a coordenadora de eventos.
Acessibilidade
O conceito de inclusão social e a vontade de levar conhecimento a um número cada vez maior de cidadãos fazem da Clodomir Silva uma das poucas bibliotecas do País em que a estrutura física reflete a preocupação com os portadores de necessidades especiais contando, inclusive, com uma Sala de Braille, que conta com acervo especial e sistema de leitura e escrita para deficientes visuais.
No acervo
Há varias obras de autores brasileiros e clássicos da literatura mundial. A disponibilidade dos livros e o acesso à biblioteca são gratuitos. Literatura infantil, contos, poemas, romances, atlas entre outros podem ser encontrados no acervo da Biblioteca Clodomir Silva, que fica na Rua Santa Catarina, nº 314 - bairro Siqueira Campos. A unidade da Funcaju funciona de segunda à sexta, das 8h às 22h e aos sábados, domingos e feriados, das  9h às 13h. 

Um comentário:

  1. Na verdade um livro falado nos obriga a usar uma outra parte do cérebro límbico, foi isso que José Almiro, usuário assíduo da Biblioteca Clodomir Ssilva , quis dizer , às vezes temos um grau maior de percepção pela visão, mas este fato não dissolve o potencial da audição que também faz parte de uma inteligência muito importante para o desenvolvimento dos sentidos.

    ResponderExcluir