quinta-feira, 26 de abril de 2012

Projeto Biblioteca na Praça chega ao 18 do Forte

24/04/2012

clique para ampliar
A contação de histórias faz do projeto Biblioteca na Praça (Fotos: Ascom/Funcaju)


clique para ampliar

equipe da Biblioteca Clodomir Silva
clique para ampliar 
A estudante Ariane se encantou 
com os livros e as histórias            
clique para ampliar
     
A coordenadora pedagógica do
Colégio Bom Pastor, Mônica Oliveira
clique para ampliar                                               clique para ampliar
A leitura livre é um dos objetivos do projeto
Idealizado pela Biblioteca Municipal Clodomir Silva, uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), o projeto Biblioteca na Praça, que visa aproximar a literatura da população, esteve nesta terça-feira, 24, na Praça do Mirante, no bairro 18 do Forte. Em sua 6ª edição, o projeto recebeu, além dos moradores da comunidade, dezenas de alunos de uma rede particular de ensino que chegaram atraídos pelos livros e pelas histórias contadas a céu aberto.
“A nossa idéia com o Biblioteca na Praça é levar parte do nosso acervo e de nossas atividades para as praças públicas dos diversos bairros de Aracaju. Dessa vez, a praça selecionada foi esta do bairro 18 do Forte que, além de ter grande movimentação de pessoas, também fica próxima a uma escola, o que dá maior visibilidade ao projeto, que é um sucesso a cada edição. As crianças conhecem a leitura livre através da brincadeira, da contação de histórias, do divertimento e isso nos satisfaz bastante”, diz a diretora da Clodomir Silva, Maria José Sá.
Com a história da Dona Baratinha, que passa a vida procurando um casamento, a equipe da Clodomir Silva envolveu durante todo o dia, centenas de crianças, e também diversos adultos, que fizeram uma pequena pausa no estande montado na praça e se entregaram ao prazer dos livros e das historinhas interpretadas. “Eu já passei pela frente dessa biblioteca lá no Siqueira Campos, mas nunca entrei, acho que por vergonha. Mas agora que eu já conheço como é mais ou menos a biblioteca e o que acontece por lá, quem sabe eu não visito ela essa semana”, revela a dona de casa Gilvanete do Carmo Santos.
Realizado nos turnos da manhã e da tarde, o projeto também contou com a presença, pela manhã, de alguns alunos com deficiência motora advindos do município de Riachuelo, no interior do estado e do Colégio Bom Pastor. “Eu gostei de tudo, mas mais da história da Dona Baratinha. Até a bruxa tem o mesmo nome que eu, o que é engraçado”, conta a estudante Ariane, de 7 anos.
“Eu já conhecia a Biblioteca Clodomir Silva, mas esse projeto é inédito para mim. Quando a biblioteca entrou em contato conosco para estarmos participando desse evento aceitamos rapidamente. Eles estão resgatando aquele prazer que há em ler um livro, feito de papel mesmo, coisa que, se não tivermos atenção, irá se perder devido a essa forte era da informática que estamos vivendo e nossos filhos mais ainda. Trouxemos uma turma pela manhã e outra agora pela tarde e é maravilhoso vê-los empolgados dessa maneira. A Biblioteca está de parabéns”, relata Mônica Oliveira, Coordenadora Pedagógica do Colégio Bom Pastor.
O Projeto
Idealizado pela Biblioteca Municipal Clodomir Silva, a primeira edição do ‘Biblioteca na Praça’, que tem como objetivo maior aproximar a população da biblioteca e incentivar a leitura, foi realizada no início do ano de 2011 em praças de quatro bairros da capital: Siqueira Campos, Bugio, Centro e América. Neste ano, a equipe da Clodomir Silva realizou a 5ª edição do projeto na Colina do Santo Antônio, durante as comemorações do aniversário de Aracaju.
A Biblioteca
A Biblioteca Municipal Clodomir Silva tem 52 anos e conta com mais de 22 mil livros em seu acervo. O seu horário de funcionamento é segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h. A Biblioteca está localizada na rua Santa Catarina, n° 314, bairro Siqueira Campos. Mais informações pelo telefone: (79) 3179-3742.

Nenhum comentário:

Postar um comentário