quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Concurso de desenho movimenta a Clodomir Silva

A última terça-feira, 4, foi marcada por muita interação entre crianças e contadores de histórias na Biblioteca Municipal Clodomir Silva, uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju). Na ocasião, Telma Costa contou a história de 'Super Pingo', seu mais recente livro, a quase 50 crianças que lotaram o auditório da biblioteca. Essa foi uma das etapas do concurso que vai escolher a ilustração da capa do novo projeto da escritora sergipana. Cerca de 43 crianças e adolescentes, entre 10 e 16 anos, inscreveram seus desenhos.

O diretor da biblioteca, Tarcísio Bruno, e a coordenadora do setor infanto-juvenil da instituição, Ivany Braz, estiveram junto com a autora de 'Super Pingo' e apresentaram o espaço da biblioteca aos jovens desenhistas. Logo em seguida, Telma Costa contou a história do seu mais recente livro. "O objetivo é fazer com que as crianças tenham mais opções sobre o quê e como desenhar. Eles podem ilustrar o personagem especificamente, ou uma cena do livro, por exemplo. Todos estão livres para mostrar do que são capazes", disse a escritora sergipana.

Depois da contação de história, um debate sobre o bullying aconteceu no setor infanto-juvenil da biblioteca. A temática faz parte da história de 'Super Pingo', assim como a preservação do meio ambiente e o respeito pelas diferenças. Segundo Telma Costa, o aspecto mais interessante de sua obra é que os temas abordados no livro podem ser trabalhados de diferentes maneiras na sala de aula.

Satisfação

O processo de identificação e interação do jovem público também surpreendeu a escritora. "O encontro de hoje superou as minhas expectativas. As crianças perguntaram bastante e opinaram muito. Posso ver como estão animados para começarem a desenhar e isso me deixa ainda mais empolgada para as próximas etapas do concurso", confessa a autora de 'Super Pingo'.

O diretor da Clodomir Silva também se surpreendeu com o resultado da dinâmica e argumentou a relevância do concurso. "É importante que a criança também se perceba como produtor da literatura. Ela sai do universo do leitor e se vê como parte da construção de uma obra. Isso é muito interessante, pois a criança percebe sua capacidade e é estimulada a aprender mais, a ter mais criatividade. Telma também é responsável pelo sucesso dessa empreitada, sua parceria cada vez mais frequente com a biblioteca tem contribuído muito para o crescimento da instituição", afirmou Tarcísio Bruno.

Premiação

As crianças inscritas terão que entregar seus desenhos prontos, na sede da Biblioteca Clodomir Silva, até a próxima sexta-feira, 7. Após a entrega, a escritora vai analisar os desenhos e selecionará o vencedor do concurso. O autor da obra escolhida será anunciado no lançamento do livro, que ocorre no dia 25 de outubro, também na Biblioteca. O grande vencedor leva a quantia de R$ 50, um curso de desenho na Casa de Arte Eldorado, dez livros e um prêmio surpresa da escritora Telma Costa. Os outros participantes serão premiados com um exemplar de 'Super Pingo'.

Fonte:http://www.aracaju.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=47704

Fotos:Ascom/Funcaju


Um comentário:

  1. Foi muito emocionante esse encontro e reconhecimento desse trabalho através de todos que fazem parte da biblioteca. Aprendi uma linda liçao com os alunos que participaram e compartilho o pensamento do filósofo Voltaire "Ninguém é tão grande que não possa aprender,nem tão pequeno que não possa ensinar!"
    A todos, meus sinceros agradecimentos e vamos aguardar o resultado do grande vencedor.

    ResponderExcluir