quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Biblioteca Clodomir Silva realiza pesquisa no bairro América



Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) continua empenhada em levar a cultura para a população, através das atividades desenvolvidas pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju). Na tarde da última quarta-feira, 9, por exemplo, a equipe da Biblioteca Municipal Clodomir Silva, uma das unidades da Fundação, esteve na praça Franklin Delano Roosevelt, no bairro América, para uma pesquisa de campo com os moradores da comunidade.
Ariane Barreto:Estagiária da Biblioteca

A pesquisa foi encabeçada pela coordenadora de projetos culturais da Clodomir Silva, Maria José Sá, e busca conhecer qual a opinião pública acerca das bibliotecas municipais e se as pessoas conhecem as atividades desenvolvidas por essas instituições. Para isso, os pesquisadores entrevistaram cerca de trinta moradores da região, entre homens e mulheres com faixa etária e ocupações diversificadas.


Mesmo havendo ressalvas, o resultado agradou bastante os funcionários da Clodomir Silva. Segundo a coordenadora Maria José observou, muitas pessoas conhecem a real importância da biblioteca, mas não costumam frequentá-la. "A maioria dos nossos entrevistados sabe que a biblioteca é essencial para a educação. Inclusive, têm noção das atividades que podem ser desenvolvidas pela instituição. No entanto, quando fizemos perguntas sobre o acervo e a localidade, poucos explanaram com exatidão acerca dos quesitos", disse a coordenadora.

Os questionários respondidos comprovam a necessidade de divulgar ainda mais a biblioteca para os moradores do bairro América, ou, como a coordenadora Maria José exemplifica, "é necessário levar a montanha a Maomé. A tarde de hoje também nos deixou muito empolgados, já que sentimos a vontade que os moradores têm de se aproximarem da biblioteca", comentou a coordenadora.

Projeto

Paulo Montalvão:Estagiário da Biblioteca Clodomir Silva

A pesquisa de campo feita na última quarta-feira, é a primeira etapa da nova edição do projeto ‘Biblioteca na Praça: um convite à leitura', que acontecerá na mesma área do bairro América, no próximo dia 23. A iniciativa tem como objetivo divulgar o trabalho e acervo da Biblioteca Municipal Clodomir Silva em diversas praças públicas da cidade.

O projeto possibilita à população a integração com os livros e o desenvolvimento do gosto pela leitura, além de promover acesso aos livros da biblioteca e divulga as atividades realizadas na instituição. Durante o ‘Biblioteca na Praça: um convite à leitura', também serão encenadas as histórias do projeto ‘Hora do Conto'.

Disponivél em:http://www.aracaju.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=48140#

Nenhum comentário:

Postar um comentário