segunda-feira, 17 de junho de 2013

Tradição dos festejos juninos movimenta Bibliotecas Públicas

                        
A coordenadora de Extensão e Eventos 
da Biblioteca Clodomir Silva, Maria José Sá, 
junto ao grupo de quadrilha 
da 3ª idade do SESC 
 Atividades são realizadas com o intuito de resgatar a tradição


A cultura brasileira é uma síntese da influência de vários povos. Poucas pessoas sabem, mas as festividades juninas trazidas para o Brasil na época em que o país foi colonizado e governado por Portugal, carregam um DNA de várias etnias, a exemplo da dança marcada vinda da França (o que influenciou as típicas quadrilhas) e a tradição de soltar fogos de artifício, que veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos.
Neste contexto histórico existem outras tantas curiosidades que despertam o interesse do povo sergipano em conhecer sempre mais sobre seus valores e costumes. Por isso, as bibliotecas públicas de Aracaju aproveitam o mês de junho para impulsionar momentos de informação e descoberta entre crianças, adolescentes, adultos e idosos no tocante às tradições juninas.
A Biblioteca Pública Municipal Clodomir Silva, localizada no bairro Siqueira Campos, é um exemplo de instituição que cumpre seu papel social na formação do povo sergipano e além de possibilitar à leitura e cultura, por meio de diversas atividades, promove no mês de junho uma programação especial.
“Trabalhamos para superar os desafios de uma sociedade moderna, onde resgatar sua essência é algo primordial para o seu desenvolvimento, por isso visamos o enriquecimento intelectual do nosso povo. Ficamos felizes com a aceitação do público, pois durante o ciclo junino a biblioteca é mais frequentada, tanto por leitores, para pesquisas diárias, como para participar da nossa programação cultural”, declara a bibliotecária e coordenadora de Extensão e Eventos da Biblioteca, Maria José Sá.
Na programação do mês, quadrilhas infantis e da terceira idade, assim como projetos com músicas juninas ganham destaque na biblioteca, onde no próximo dia 21, acontece o renomado ‘Arraiá da Clodomir Silva’, com direito a Trio Pé de Serra para todos os visitantes, leitores e funcionários da biblioteca.
Caracterizada como a fase principal para se adquirir aprendizado e desenvolver suas capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social, a infância é o foco da Biblioteca Pública Infantil Aglaé Fontes de Alencar (Biafa), localizada no bairro 13 de julho, para o resgate da tradição dos festejos juninos de Sergipe.
“O mês de junho é tradicionalmente voltado ao ciclo junino e esta temática é abordado nas escolas e em todas as instituições. A biblioteca como local de informação e conhecimento não poderia deixar de destacar também os temas relacionados a este ciclo. Para nossas crianças promovemos brincadeiras como pescaria, jogo da argola, entre outras, assim como os três santos e suas histórias são abordadas de maneira lúdica para que a tradição seja sempre mantida e não se resuma apenas ao momento de visitação à biblioteca”, afirma a bibliotecária, Claúdia Stocker, há 6 anos na instituição.
Para a pedagoga, Graziele Pereira, é de extrema importância essa estimulação precoce das crianças no tocante a sua cultura. “Conhecer sua história, identificar os valores passados pela sua família, são aspectos essenciais para o aprendizado de toda criança. O desenvolvimento do gosto da criança pela dança, o despertar da criatividade, o interesse por músicas e vestes regionais, assim como a socialização dos pequenos, são alguns dos objetivos de projetos como leitura de contos, quadrilhas e teatro com personagens juninos”, conclui.
Por Jacqueline Reis
Infone-São João - 2013 - noticias  14/06/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário