sexta-feira, 14 de junho de 2013

Idosos vão ao Parque da Sementeira participar do projeto


07/06/2013
 
clique para ampliar
                                                     Maria da Conceição contou histórias 
                                                    para o grupo (Fotos: Ascom/Funcaju)
 
 clique para ampliar
                                      Pedro Albino sugere que a atividade aconteça sempre
 
A Biblioteca Pública Clodomir Silva movimentou o Parque da Sementeira com atividades culturais durante a quinta-feira, 6. A unidade vinculada a Secretária Especial de Cultura (SEC/Funcaju), no período da tarde, levou grupo de idosos para participarem de mais uma edição do projeto "Biblioteca na Praça".
Em sua 8ª edição, o "Biblioteca na Praça", que acontecia sempre em praças dos bairros da capital, mudou de local. "Resolvemos inovar o projeto e trazer o pessoal para o parque da Sementeira, para uma tarde de leitura, histórias e brincadeira", comenta a diretora da Clodomir Silva, Fátima Góes.
Segundo ela, as atividades culturais tiveram dois seguimentos. "Dividimos o dia em duas etapas, primeiro momento atividades voltadas para as crianças do 2º e 3º ano da Escola Municipal Arthur Bispo do Rosário e no segundo momento contamos com as presenças dos grupos da melhor idade, "Casa do Gari" e "Força de Vontade" dos dependentes químicos",diz.
De acordo com a professora de literatura, Maruze Reis, atividades lúdicas que mexam com o imaginário infanto-juvenil fazem com que resultem em um adulto com senso critico apurado. "Ao ler as histórias, faço com que eles interajam formulando novos finais com a nossa realidade. O mundo da leitura permite esse exercício, pois atrai o texto ao nosso cotidiano", explica.
O projeto "Biblioteca na Praça" conta com a parceria da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), responsável pelo Parque da Sementeira, além da presença dos dois grupos, o de idosos da Casa do Gari e o "Força e Vontade" voltado aos dependentes químicos, ambos coordenados pelo serviço social da Emsurb.
Para assistente social da Emsurb, Sônia Cristina, destaca a importância do Dia no Parque. "O dia foi de resultados positivos, não só pela questão sóciocultural, mas pelo contexto que envolve os grupos e as pessoas que frequentam o Parque. O projeto "Biblioteca no Parque" é uma atividade terapêutica. É gratificante sair da rotina do trabalho e ver que após esse dia, outros virão", disse.
A literatura envolve todas as idades de forma prazerosa. "Atividades como essa acabam desmistificando que existem lugares para cada coisa. Trabalhar a história, a literatura, a arte, estimula a leitura em diversas faixas etárias. Contar histórias para o grupo de Idosos é gratificante, pois há algo especial no olhar deles", justifica a contadora de histórias, Maria da Conceição Novaes Boaventura.
Entre os idosos, o Pedro Albino de Jesus que apoia ações que despertem a curiosidade. "Deveria ser semanalmente atividades que envolvessem a leitura, pois acaba fazendo com que a gente busque novas oportunidades", disse.
A data 05 de junho comemora o Dia do Meio Ambiente que esteve presente na Hora do Conto, através das histórias que despertaram o cuidar da natureza, o preservar e a consciência ambiental.
Desenvolver várias atividades mesclando diversos públicos mostram a diversidade cultural que vem sendo trabalhada pela Biblioteca Clodomir Silva."Estou feliz com o resultado desse dia diferenciado, crianças e adultos podem estar inseridos em atividades que envolvam livros, brincadeiras e cultura", finaliza a diretora Fátima Góes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário