quarta-feira, 3 de julho de 2013

Biblioteca Clodomir Silva inicia mês de férias com Oficina de Braille

03/07/2013
clique para ampliar 
Curso ministrado por Lucas Aribé 
será dividido em dois módulos (Fotos: Ascom/Sec)
clique para ampliar 
                                               Turma é formada por estudantes e pedagogos
clique para ampliar 
                                      Oficina é uma parceria da Sec/Funcaju e Instituto Iluminar
clique para ampliar 
                                                       Secretária-adjunta de Cultura, Aglaé 
                                                           Fontes, prestigiou o lançamento
Com intuito de viabilizar, expandir e promover o conhecimento entre estudantes e pedagogos, teve início na manhã de terça-feira,2, na Biblioteca Clodomir Silva a oficina do método Braille. O curso, que terá duração de dez dias, será ministrado pelo o vereador Lucas Aribé. Os alunos terão 30 horas para aprender a ler e escrever no método utilizado pelos deficientes visuais.  Com o aprendizado do sistema composto por 63 símbolos formados pela combinação de seis pontos em  uma célula, o indivíduo que vê pode ler textos em Braille apenas substituindo as letras comuns pela nova simbologia.
O oficina foi montada numa parceria da Clodomir Silva, unidade da Secretaria Especial de Cultura (Sec/Funcaju) e o Instituto Lucas e Mariana Aribé de Acessibilidade para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência (Iluminar). As aulas serão ministradas em dois módulos.
De acordo com o ministrante Lucas Aribé,o curso é uma forma de dizer que é possível fazer a inclusão de deficientes visuais no mundo da leitura. "As dificuldades que uma pessoa de baixa visão enfrenta se tornam bem mais suaves quando tem um apoio, e a parceria Instituto Iluminar e Biblioteca Clodomir Silva veio para isso, para levar os sergipanos a conhecer o Braille, assim, teremos acessibilidade garantida para todos os deficientes visuais".
Para a diretora da Biblioteca Fátima Góes, iniciar o mês podendo oferecer um curso deste nível é muito bom. "É uma forma de quebrar tabus, vencer limitações, esquecer o velho conceito de o deficiente visual não pode ler.Oferecer o curso para vários seguimentos na área da educação e funcionários de um modo em geral é promover a melhoria para todos", declarou.
A Biblioteca Pública Municipal Clodomir Silva fica localizada na rua Santa Catarina, Nº 314, no bairro Siqueira Campos. A unidade está aberta ao público de segunda a sexta, das 8h às 22h, e ao sábado e domingo, das 9h às 13h. Os telefones da unidade são (79) 3179-3742 / 3179-3743.

Nenhum comentário:

Postar um comentário