terça-feira, 16 de julho de 2013

Curso de Braille será encerrado dia 19 na Clodomir Silva

16/07/2013

clique para ampliar
Curso ministrado por Lucas Aribé foi 
dividido em dois módulos (Foto: Ascom/Funcaju)
 
Nesta sexta-feira, 19, às 11h, acontece o encerramento da Oficina em Braille realizada na Biblioteca Clodomir Silva e ministrada pelo vereador Lucas Aribé. O curso, que teve a duração de dez dias, foi fruto da parceria entre a unidade da Secretaria Especial de Cultura (Sec/Funcaju) e o Instituto Lucas e Mariana Aribé de Acessibilidade para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência (Iluminar).
Para Lucas Aribé, essa oficina foi importante no sentido de trazer o conhecimento do Sistema Braille para os participantes. "O objetivo principal é permitir um bom atendimento às pessoas com deficiência que procurarem a Biblioteca, assim como professores e pedagogos que trabalham com alunos com algum tipo de deficiência visual".
Além disso, conforme destaca o ministrante, o curso possibilita um conhecimento em qualquer área de trabalho. "Fizemos dois módulos através do Instituto Lucas e Mariana Aribé de Acessibilidade para Inclusão Social de Pessoas com Deficiência, o Iluminar, sendo o primeiro realizado no início deste mês e passando as noções básicas do sistema. Nesta módulo, o avançado, trabalhamos as aplicações do que foi aprendido no básico, além de aprofundar alguns assuntos", explica Lucas Aribé.
Para a diretora da Biblioteca Fátima Góes, promover um curso como este é uma forma de quebrar tabus. "É um meio de vencer limitações, esquecer o velho conceito de o deficiente visual não pode ler. Oferecer o curso para vários segmentos na área da educação e funcionários de um modo em geral é promover a melhoria para todos", declarou.
Iniciado no dia 2 deste mês, o curso será encerrado com a realização de um Sarau Poético, com apresentação do ministrante, Lucas Aribé.
A Biblioteca Pública Municipal Clodomir Silva fica localizada na rua Santa Catarina, nº 314, no bairro Siqueira Campos. A unidade está aberta ao público de segunda a sexta, das 8h às 22h, e ao sábado e domingo, das 9h às 13h. Os telefones da unidade são (79) 3179-3742 / 3179-3743.

Nenhum comentário:

Postar um comentário