quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Cordelista ensina o valor do cordel a alunos na Clodomir Silva

19/09/2013
clique para ampliar 
O cordelista Ronaldo Dórea falou sobre a importância 
cultural do cordel (Fotos: Ascom/Funcaju)
clique para ampliar 
Alunos do 1° e 3° ano do ensino médio 
participaram da palestra
 
A Biblioteca Pública Clodomir Silva, unidade da Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju), recebeu na tarde de quarta-feira, 18, uma palestra sobre a literatura de cordel ministrada pelo cordelista Ronaldo Dórea.  A atividade teve como público alunos do 1° e 3° ano do ensino médio da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre este gênero da literatura popular tão presente na cultura nordestina
Para a diretora da biblioteca, Fátima Góes, palestras como esta são de grande valor cultural. “Elas agregam valores e conhecimento aos nossos jovens. E ainda, contribuem para que o cordel, um gênero tão forte para o nosso povo, não morra”.
O cordelista Ronaldo Dórea, há 12 anos na área, com cerca de 160 cordéis publicados e que se diz discípulo do saudoso João Firmino, falou sobre importância do desta modalidade literária para os jovens. “Quando a pessoa, de qualquer idade, começa a ler o cordel não para mais, quer ir até o fim, pois sua leitura não é maçante e apesar de poucas páginas tem um conteúdo muito grande. E hoje, num mundo em que muitos valores estão sendo perdidos, o cordel, através do seu conteúdo educativo, é uma das formas de recuperá-los”.
Para a professora da disciplina de artes da escola estadual, Deuzete Menezes, a palestra vai ser importante para atividades que os alunos do ensino médio estão desenvolvendo, que utilizam o cordel e outras formas de comunicação como base para o aprendizado. “Nossos alunos estão realizando um projeto de comunicação, que servirá como uma forma deles se expressarem, e esse tipo de literatura popular pela sua importância para o nordestino não podia ficar de fora”.
Quem também aprovou a palestra foi o aluno Phillipe Barros, do 1° ano. “Gostei muito do conteúdo ensinado aqui, foi muito interessante, pois aprendi mais sobre a nossa cultura e história.  E aprender nunca é demais", disse.
Para a escola pública ou particular que tenha interesse em levar seus alunos para participar de ações lúdicas e educativas, na Biblioteca Municipal Clodomir Silva (rua Santa Catarina,314, Siqueira Campos) basta entrar em contato pelo telefone: 3179-3742, e agendar uma visita.
                                                                VEJAM AS FOTOS !!!!
 
 
 






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário